Meditando com os Animais de Poder

Para tornar a experiência com os Purificadores Xamânicos ainda mais profunda, cinestésica e meditativa, foram criadas trilhas sonoras sintonizadas à energia e à consciência de cada animal, compondo este belo CD que chega até suas mãos com todo amor e dedicação!

Junto à experiência purificadora, aromática e sonora, sugiro a seguir uma prática para que você possa iniciar sua jornada de meditação com os Animais Guardiões, incluindo o significado da Medicina de cada animal para maior compreensão, estudo e aplicação em sua rotina.

A proposta é: Inspire-se na Medicina Sagrada, Ancestral e Alquímica destes Animais de Poder, conheça-os e aprenda com eles. Permita-se aprofundar numa jornada interior para descobrir o seu Animal Mestre, entregando-se à essa experiência meditativa, musical, aromática e curativa! Boa Viagem pelos caminhos da alma! Que os espíritos dos animais possam guiá-lo(a) na espiral infinita da sua jornada evolutiva! 

MEDITANDO COM OS ANIMAIS DE PODER

(Prática para acompanhar o uso dos Purificadores com as músicas do CD)

Para iniciar a sua experiência meditativa:

  • Reserve alguns minutos do seu dia, de preferência num momento em que você não seja interrompido.
  • Prepare e harmonize o ambiente confortavelmente. Você pode utilizar incensos de sua preferência, luzes mais amenas, abajures com cores calmantes, cristais e o que mais sua intuição pedir.
  • Borrife nos cantos do ambiente e sobre você o Purificador Xamânico do Animal Guardião de sua escolha.
  • Você pode realizar esta meditação deitado ou sentado, de forma que o seu corpo não apresente nenhuma tensão envolvida.
  • Procure permanecer numa posição que possibilite você ficar consciente durante toda a prática.
  • Dependendo da música do animal que você escolher, pode ser que você tenha vontade de se movimentar, dançar e permitir que o corpo fale. Portanto, permita-se a experiência!
  • Coloque a trilha sonora respectiva do Animal Guardião que você escolheu – ouvir, preferencialmente, com fones de ouvido, para tornar a experiência mais profunda. Entregue-se às sensações, imagens e conexões que virão em sua mente sem julgamentos, simplesmente como um co-participante de todo o processo.
  • Cada trilha sonora possui pouco mais de 12 minutos. Se você sentir necessidade, deixe a trilha tocando em looping, para que tenha mais tempo para se sintonizar e compreender a conexão com a consciência do animal escolhido.
  • Se já tiver experiência e conhecimento dos seus Animais Guardiões, você também pode ouvir as trilhas na sequência original.
  • Repita o processo com os outros Purificadores Xamânicos e as trilhas sonoras dos outros animais.
  • Observação: Nesse CD promocional, constam apenas quatro animais de acordo com a elaboração de cada Purificador. Isso não significa que você não possa se conectar com outros. Segundo alguns princípios e vertentes das jornadas xamânicas, geralmente temos muitas consciências animais que nos acompanham e nos ensinam, entretanto, algumas mais próximas e mais sintonizadas com o nosso comportamento, nossa forma de pensar, sentir e agir.

A MEDICINA DOS ANIMAIS GUARDIÕES OU ANIMAIS DE PODER

Quando falamos em Medicina dos Animais Guardiões, a partir dos conhecimentos provindos do Xamanismo, passados de geração após geração em muitas tribos indígenas pelos Xamãs – aqueles que detinham todo o conhecimento e sabedoria ancestral de sua tribo – significa estarmos atentos à forma de vida destes animais na natureza e, ao mesmo tempo, ao significado que estes ensinamentos podem ter ao serem aplicados à nossa realidade e rotina existencial.

O termo Medicina é empregado para desenvolver o poder pessoal, concretizar dons e talentos, adquirir sabedoria, força física, clareza espiritual diante do propósito divino na matéria. É um modo de vida consciente através da relação de cura com a Mãe Terra e tudo o que a permeia. É trilhar o caminho da vida em harmonia, amor, equilíbrio com a Terra e o Universo. Tudo que afeta o equilíbrio, afeta uma medicina.

As relações entre o xamã e os animais são de natureza espiritual. O pensamento xamânico diz que existe uma consciência grupal e um animal arquetípico ou mestre para cada espécie. Isso significa que os espíritos animais estão seguros numa espécie de consciência coletiva, provinda da sabedoria de suas espécies. Em conseqüência, espíritos animais são excelentes professores, guias e auxiliares na evolução da humanidade.

Os povos nativos têm acreditado que os clãs animais têm grandes poderes medicinais que eles compartilham conosco se tivermos a sabedoria para receber os ensinamentos. Os povos xamânicos chamam a energia dos animais honrando-os. Da mesma forma, também podemos sintonizar com esses poderes, em todo o conjunto do seu clã, por um processo chamado invocação. Invocação pode ser entendida como um tipo de prece, um caminho para chamar o espírito de certos animais até nós. Quando invocamos, estamos literalmente convidando um espírito animal para viver perto de nós. Então, podemos compartilhar de seu poder medicinal.

Ao invocarmos algum animal, chamamos a sabedoria do conjunto das espécies. O simples fato de procurar acessar seu poder e inclui-lo em nossa vida pode transformar completamente a nossa maneira de viver. Nesse sentido, não estamos chamando espíritos de animais mortos ou vivos, pois nosso animal de poder está no nosso interior. Ao invocarmos a Águia, por exemplo, invocamos a medicina, o poder, o conhecimento e a experiência de todas as águias, da alma coletiva, da essência espiritual do animal que vive no Plano da Terra e no Mundo Espiritual. Podemos receber a sua orientação e sermos curados por sua medicina, por invocar seus poderes com respeito, gratidão e compaixão.

Quando encontrar seu animal, você saberá, ou então ele se comunicará com você de alguma maneira. Comece a meditar sobre seu animal, faça visualizações simples, imagine-o na sua frente. Deixe que ele se comunique telepaticamente com você. Veja como ele pode ajuda-lo em diferentes áreas da sua vida. Procure deixar de lado a mente que tenta racionalizar tudo, vá com o coração e a mente de uma criança que deseja conhecer o novo com a sua pureza e, assim, poderá obter uma conexão mais forte e clara.

À medida que interagimos com os Animais Guardiões, aprendemos a vê-los e tudo na natureza ganha uma visão mais clara: aprendemos a apreciar e reverenciar a sabedoria e o poder inerentes a todos os seres e consciências da natureza, ampliando nossa percepção e consciência. Nossa atenção é chamada por eles quando existe algo que desejam nos mostrar ou dizer: à aparição deles em nossos sonhos, meditações, insights e na nossa vida diária: num filme, em roupas, mídias. Podemos nos utilizar dessas medicinas para melhor compreender aspectos que estão inconscientes em nosso ser e, até mesmo, em nossa vida e espírito, e também para nosso autoconhecimento, equilíbrio e cura.

Quando estamos em harmonia e em conexão à Mãe Natureza, à Mãe Terra, nos permitindo ouvir nossa voz interior, quando algum animal aparece com frequência para nós, seja fisicamente ou através de nossos sonhos e meditações, podemos chamar isso de “linguagem do universo”.

Essa linguagem, provinda do Reino dos Animais Guardiões, pode se processar através do voo de uma borboleta, uma joaninha que pousa em sua mão, um gavião que pia perto de você, um beija-flor ou pássaro que entra pela janela de sua casa para saudá-lo, uma abelha que está sempre ao seu redor, um gato que se aproxima para trazer afeto e carinho, como se já o conhecesse. Nesse momento, tenha a certeza que os animais ao seu redor estão querendo lhe trazer alguma mensagem. É a voz do universo se comunicando com você através da Mãe Natureza e suas consciências de luz.

A partir dessa compreensão, relaciono o significado mais objetivo das Medicinas dos Animais Guardiões ou Animais de Poder, regentes dos Purificadores Xamânicos, para que você possa refletir a partir delas e compreender ainda mais sua experiência. Você pode ter vários Animais Guardiões que o acompanharão em suas jornadas interiores e meditativas, mas haverá um Animal Mestre que irá acompanha-lo sempre, em qualquer plano dimensional, portanto, quando descobri-lo, esta será a consciência do seu Animal de Poder! 

1. MEDICINA DO LOBO

É a Medicina do ensinamento, do amor, dos relacionamentos saudáveis.

O Lobo é o desbravador, o precursor de novas ideias. É aquele que sempre retorna ao seu clã para ensinar e compartilhar os ensinamentos adquiridos.

O Lobo é o professor, o Mestre dos Caminhos, aquele que nos guia para que nada fique escondido.

A magia do Lobo fortalece e estimula o professor que existe dentro de cada um de nós; nos estimula a ensinar as crianças da Terra a viver em harmonia e a compreender o grande mistério e sentido da vida.

À medida que você sentir o Lobo crescendo em seu interior, poderá ser compelido a escrever ou a realizar atividades sobre temas que possam ajudar outros a compreender o caráter único de suas próprias personalidades, ajudando-os a encontrar seus caminhos na vida.

O Lobo, o maior mestre da tribo, ensina através do silêncio interior: um local calmo e isolado no qual possa entrar em contato com o professor que reside no seu íntimo.

Pode ser evocado para:

  • Trabalhar os nossos medos através da sua ligação com a Lua, que representa os aspectos do nosso inconsciente;
  • Eliminar as nossas fraquezas e pensamentos negativos ou não produtivos, sentimentos e pensamentos que enfraquecem o espírito;
  • Defender ou conquistar nosso espaço pessoal;
  • Nos ensinar a caminhar longe, seja física, mental ou espiritualmente. Para minimizar conflitos ou situações tensas;
  • Trabalhar casos de saúde, relacionamento familiar, amor, trazer força e coragem, habilidades de liderança em grupo;
  • Para seguir adiante, aprender a liderar os outros e ensinar a caminharem junto com você por boa vontade e um propósito maior.
  • Auxiliar a desenvolver visão criativa, ação e fidelidade;
  • Aprender coisas novas e decifrar ensinamentos do inconsciente.
Foto por David Dibert em Pexels.com

    2. MEDICINA DA TARTARUGA

É a medicina da estabilidade. A tartaruga é a personificação da energia das deusas e da eterna Mãe, da qual derivam nossa vidas. É a Anciã da Sabedoria, aquela que nos ensina sobre paciência, tolerância, a não ter pressa nas escolhas e decisões para não perder as oportunidades do caminho e os ensinamentos da jornada.

Assim como a tartaruga, você possui carapaças que o protegem da inveja, do ciúmes, das agressões e da inconsciência alheia. Sobre isso ela nos ensina, por seus padrões de comportamento, a sabermos nos proteger também.

Use as energias da água – uma das moradas da tartaruga – para ver se sua situação de vida atual está fluindo de maneira harmoniosa, aprendendo a relaxar, a desacelerar e a encontrar a paz que possibilitará a concretização dos seus ideais, sendo capaz de focalizar melhor seus pensamentos e ações.

A tartaruga enterra seus pensamentos na areia, assim como faz com seus ovos, deixando ao sol a missão de chocá-los. Isso nos ensina a amadurecer nossas ideias antes de deixa-las virem à luz, não apressando a correnteza do rio, mas deixando ele seguir o seu próprio fluxo.

Pode ser evocada para:

  • Obter e desenvolver a estabilidade, a perseverança, a resistência, a paciência, a tolerância;
  • Acessar o conhecimento e a sabedoria ancestral da sua alma;
  • Trabalhar a proteção pessoal contra inveja, ciúmes, más palavras e pensamentos desarmônicos;
  • Despertar o poder medicinal da longevidade e a ligação com a Mãe Terra.
  • Estar no lugar certo e na hora certa;
  • Estar aberto para as experiências da vida;
  • Trabalhar a energia de cura, a organização;
  • Auxiliar na estruturação ou construção de novos bens materiais, novos ciclos em novas casas.
Foto por Francesco Ungaro em Pexels.com

    3. MEDICINA DA ÁGUIA

É medicina da visão ilimitada, da iluminação. A Águia é a Mensageira do Espírito, aquela que ensina o equilíbrio da nossa conexão entre céu e terra, matéria e espírito.

A energia da Águia representa a força do Grande Espírito, a conexão direta com o Divino. É a capacidade de viver na esfera espiritual e, ainda assim, ter os pés no chão e continuar ligado à vida nesta Terra equilibradamente.

Voando nas alturas, a Águia nos ensina a perceber rapidamente todo e qualquer movimento de evolução na trajetória geral da vida. Com sua visão global, nos mostra que é preciso expandirmos a personalidade para sermos capazes de abarcar aquilo que se encontra além do nível que conseguimos perceber atualmente.

Alimente o seu corpo, mas alimente ainda mais a sua alma! No reino da Mãe Terra e do Pai Céu, a dança que nos leva a voar tem como pré-requisito a superação do medo e a disposição para embarcar na aventura que você está criando neste momento.

O Ar, elemento regente da Águia, simboliza o plano mental e, neste caso específico, nossa mente superior.

Se você tem andado nas trevas da ilusão, a Águia pode iluminá-lo, ensinando-o a olhar para um plano mais alto, a tocar o Avô Sol com seu coração e a amar tanto a luz quanto as trevas. Quando for capaz de perceber a beleza e a utilidade tanto da luz quanto das sombras, você será capaz de alçar voo para uma dimensão superior, assim como a Águia.

A magia da Águia é o presente que concedemos a nós mesmos, para mantermos sempre em mente a lembrança da liberdade segundo os desígnios do nosso coração!

Pode ser evocada para:

  • Ultrapassar os limites deste mundo e alcançar outros reinos e dimensões;
  • Desenvolver a terceira visão, ver à distância e livrar-se de julgamentos e preconceitos;
  • Ampliar a percepção sobre nós mesmos, ensinando-nos a enfrentar o novo, o desconhecido, estimular a criatividade, clarear as ideias;
  • Iluminar a escuridão da ilusão e enxergar num nível mais alto;
  • Inspirar a elevação do espírito e à visão interior. Eleva nossas orações para o Universo. É o poder masculino elevado e sagrado, a consciência elevada.
Foto por Pixabay em Pexels.com

    4. MEDICINA DO PUMA

É a Medicina da Liderança e da Verdade. O Puma é o Guia da Verdade, aquele que nos ensina a usar bem a capacidade de liderança, a liderar sem obrigar o outro a segui-lo, sem autoritarismo, persuasão ou coerção, mas com boa vontade, amor, verdade, ética, sabedoria e justiça. Isso só é possível quando conseguimos compreender que todos os seres humanos são líderes em potencial.

Ao observarmos e nos conectarmos aos movimentos graciosos do Puma, aprendemos a equilibrar nossas metas, poderes, força e elegância. Isso corresponde, na dimensão humana, ao perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

O Puma ensina que é chegada a hora de seguir suas próprias convicções e deixar-se levar para onde o coração conduz. Pode ser que outros o sigam e, então, as lições serão ainda mais produtivas: não para ter seguidores ao seu redor, mas parceiros de jornada que aprenderam o significado da liderança através da verdade.

Ao assumir o lugar de poder reservado ao Puma, você deverá se esforçar constantemente para manter a paz, o que significa, em alguns momentos, não poder mostrar suas vulnerabilidades e lado mais sensível pela responsabilidade que representa.

Portanto, o papel do líder não é o de contentar a todos, mas o de trazer a verdade à luz. Conheça a verdade, viva a verdade, seja a verdade e todos desejarão segui-lo e ter você como exemplo. A força da sua verdade se infiltrará em todos os membros do grupo, até alcançar o mais novo dos filhotes.

A responsabilidade nada mais é do que a capacidade de responder. É a capacidade de fazer face a qualquer situação, prevista ou imprevista, pois a hesitação e o pânico não tem espaço na magia sagrada do Puma.

Pode ser evocado para:

  • Desenvolver a conexão com outros reinos, os poderes psíquicos e mediúnicos;
  • Exercitar o poder do silêncio, a habilidade de permanecer em silêncio, a arte da contemplação e da observação;
  • Trabalhar a responsabilidade por si mesmo; ter coragem para andar só sem se sentir só;
  • Aprender a seguir suas intuições;
  • Desenvolver a capacidade de assumir responsabilidades e saber responder por elas;
  • Aprender sobre o seu limite e o do outro: o respeito mútuo diante da sua verdade e da verdade do outro;
  • Trabalhar a graça, a força e a coragem, a iniciativa, a rapidez em resolver problemas.

Por Luciane Strähuber – Consultora, Terapeuta Integrativa e Criadora da Kaeté Alquimia

Publicidade